Pular para o conteúdo

Blog Alante


Últimos Posts:



Lendo por prazer: Utopia ou Realidade?

Crianças lendo pelo simples prazer de entrar em contato com histórias e personagens é uma cena quase diária na Educação Infantil. Ao longo das etapas escolares, a prática vai se tornando menos frequente até se restringir a algumas aulas de Língua Portuguesa, principalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. “Curiosamente, quando entra o professor especialista, o livro perde espaço. É um paradoxo”, diz Marcelo Ganzela, coordenador da licenciatura em Letras do Instituto Singularidades. A leitura literária amplia o repertório dos estudantes para que eles possam não apenas acessar o prazer da leitura, mas também reconhecer na arte formas de crítica cultural e política, entrando em contato com diferentes visões de mundo. Protagonismo da Escola Para assumir esse protagonismo e inserir os estudantes no universo leitor, o Anglo Alante se organiza para que o trabalho de leitura seja constante e se torne mais complexo ao longo do processo de escolarização. Normalmente, é ao longo do Ensino Fundamental que se consolida o gosto dos alunos pela literatura. Essa relação pode partir, nos primeiros anos, de uma rotina em família, de um(a) professor(a) que incentive, e de visitas a bibliotecas, livrarias e bienais de livros, por exemplo. À medida que os anos e a maturidade avançam, é possível aprofundar a experiência da leitura, acrescentando reflexões, como: aspectos de linguagem, temática e enredo, tipos de narrador, construção de personagens e foco narrativo, e desenvolver atividades que vão da leitura compartilhada à produção de resumos e resenhas críticas. Aqui no Anglo Alante, os professores estão sempre ligados nas temáticas do mundo […]



Competências Socioemocionais: Fortalecendo a Saúde Emocional dos Estudantes

A saúde emocional é um dos pilares essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável de todos nós. Em um mundo repleto de desafios e pressões, é fundamental que as crianças e adolescentes desenvolvam competências socioemocionais que lhes permitam enfrentar as adversidades com segurança e resiliência. Neste mês de reflexão e prevenção, queremos destacar a importância de acolher, escutar e falar sobre sentimentos desde a infância, promovendo o desenvolvimento da inteligência emocional. Vamos explorar como isso pode ser feito tanto na escola quanto em casa. Competências Socioemocionais As competências socioemocionais são habilidades fundamentais que nos permitem entender e gerenciar nossas próprias emoções, assim como compreender e interagir com os outros de maneira saudável e construtiva. Elas incluem a empatia, o autocontrole, a resolução de conflitos, a tomada de decisões responsáveis, a comunicação eficaz e a capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis. Essas habilidades não apenas contribuem para o sucesso acadêmico, mas também são cruciais para uma vida plena e satisfatória. Desenvolver competências socioemocionais desde cedo permite que as crianças cresçam com uma compreensão mais profunda de si mesmos e dos outros. Elas aprenderão a lidar com o estresse, a frustração e a pressão social de maneira mais eficaz, construindo relacionamentos mais sólidos e desenvolvendo a autoconfiança. Por que falar sobre isso na escola? A escola desempenha um papel essencial no desenvolvimento das crianças e adolescentes. É nesse ambiente que eles têm a oportunidade de praticar a colaboração, a empatia e a comunicação, além de receber o apoio e suporte de educadores especialistas. Uma educação socioemocional bem estruturada […]



Mindfulness na Escola: Descubra o Poder da Atenção Plena

Sabe aquela sensação de que a vida está indo rápido demais? Os dias se tornam uma correria sem fim, temos muitos objetivos, vários pensamentos ocupam nossa mente ao mesmo tempo e, no final do dia, estamos sempre exaustos? Bem, não estamos sozinhos nessa. O mundo moderno é agitado, e isso inclui a vida escolar. E se houvesse uma maneira de acalmar um pouco a correria, organizar melhor os pensamentos  e cultivar um ambiente mais tranquilo e focado? Uma ótima alternativa que pode nos ajudar nesse processo é o  Mindfulness!    Mindfulness? O que é isso? Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve estar consciente do momento presente, sem preocupar-se com o passado ou o futuro. Pode parecer simples, mas os benefícios são surpreendentes. E o melhor de tudo é que você pode realizar esta prática em qualquer lugar, até mesmo na escola!    Por que na escola?  A resposta é simples: os benefícios do mindfulness são especialmente poderosos para os estudantes, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar a concentração. Além disso, contribui para o desenvolvimento  da criatividade,  inovação, e para a melhora das relações interpessoais. Imagine como essa prática pode ser útil durante uma prova importante ou na hora de fazer um trabalho escolar!    Menos Estresse, Mais Aprendizagem e Concentração Sabe aquele turbilhão de pensamentos ao mesmo tempo? A prática do Mindfulness ajuda a acalmar essa confusão.  Quando os estudantes aprendem a focar sua atenção no presente, a concentração aumenta significativamente. Isso se traduz em melhor desempenho acadêmico e […]